A infecção urinária, também conhecida como Infecção do Trato Urinário (ITU), é uma das doenças mais frequentes em pessoas de todas as faixas etárias. Ocorre geralmente quando micro-organismos entram pelo trato urinário e começam a se multiplicar. Geralmente, a agente causadora mais comum é a bactéria Escherichia coli, presente naturalmente no intestino e importante para a digestão, mas patogênica para o aparelho urinário.
Embora o sistema urinário tenha sido projetado para bloquear esses invasores microscópicos, as defesas às vezes falham. Quando isso ocorre, um quadro infeccioso pode se instalar em qualquer parte do sistema, como rins, ureteres, bexiga e uretra, sendo mais comum nos dois últimos locais. Seu nome pode variar dependendo da estrutura acometida: uretrite (uretra), cistite (bexiga) ou pielonefrite (rins).
Sintomas
Nem sempre uma pessoa com infecção urinária apresenta sintomas e, quando eles surgem, podem variar de acordo com a região afetada. Entre os principais estão: dor e ardência ao urinar, urgência miccional (ir várias vezes ao banheiro), urina escura, turva ou avermelhada (com sangue), com cheiro forte, e dores pélvicas (na parte inferior da barriga).
Em menor frequência, pode ocorrer febre e, em algumas pessoas, pode haver sintomas inespecíficos, como diminuição do apetite, cansaço ou mal estar.
Infecção em mulheres
As mulheres têm 50 vezes mais chances de ter o problema do que os homens em função das características anatômicas que as tornam mais vulneráveis aos micro-organismos. Cerca de 30% das mulheres vão apresentar infecção urinária leve ou grave em algum momento da vida. Na menopausa, a doença é bastante comum, pois é quando diminuem as taxas de estrógeno, hormônio que protege o trato urinário.
Uma parcela das mulheres apresenta infecção urinária com maior frequência. Isso quer dizer que pode existir uma predisposição, um fator de risco que leva à infecção com mais frequência do que o normal, por mais cuidados que se tenha e por mais que se faça a higiene correta. Nesses casos, o médico poderá indicar um tratamento preventivo.
Infecção urinária em homens
Apesar de ser mais comum em mulheres, a infecção urinária também pode afetar homens e causar sintomas como urgência para urinar, dor e ardor durante ou logo após o fim da micção.
Sexo e infecção urinária
Embora não seja uma Doença Sexualmente Transmissível (DST), o risco de contrair uma infecção é maior após uma relação sexual. A uretra pode sofrer microtraumas durante a relação, tornando-se mais vulnerável à instalação de bactérias. Para se prevenir é importante urinar antes e após o sexo e sempre usar preservativo, evitando também contaminações de diversos tipos.
Prevenção
Para que a infecção urinária não se torne um problema frequente, algumas atitudes podem ser tomadas visando a prevenção da doença, entre as quais a ingestão de grande quantidade de líquidos, urinar sempre antes e após o ato sexual, não reter a urina, corrigir alterações intestinais como diarreia e constipação, evitar o uso de espermicidas ou diafragmas, avaliar a reposição de estrógeno para as mulheres na pós-menopausa quando não há contraindicação da reposição hormonal, tratar adequadamente o diabetes mellitus.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico da infecção urinária se inicia no consultório médico, por meio do histórico clínico e da avaliação dos sintomas, e pode ser confirmado pelo exame de urina que detectará, entre outras alterações, a presença de bactérias. O médico poderá também solicitar uma cultura de urina que, na maioria dos casos, identifica a bactéria que está causando a infecção.
A maioria dos pacientes melhora com antibióticos, mas, em alguns casos, é preciso reavaliar o medicamento ministrado. Isso porque algumas bactérias são resistentes a tipos de antibióticos disponíveis no mercado. Caso não melhore, é fundamental avisar ao médico para evitar que a infecção se espalhe.
Quando não tratada, a infecção urinária pode afetar todo o aparelho urinário, acarretando sérios danos à saúde. Por isso, se você sentir algum incômodo ao urinar, seja ardência ou dor, ou algum outro sintoma indicativo de infecção urinária, procure imediatamente um médico.
A Uromaster está sempre pronta para lhe atender. Agende uma consulta conosco!