menu

Fique por dentro

4 de novembro de 2019 16:11

Campanha Novembro Azul alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem

novembro azul

Apesar dos avanços terapêuticos, um a cada 42 homens morre em decorrência do câncer de próstata, sendo essa a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. Aproximadamente 3 milhões convivem com a doença, e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima novos 68.220 casos entre 2019 e 2020.

Os cuidados com a saúde do homem devam ser constantes, no entanto, elegeu-se o mês de novembro para reforçar essa conscientização, com a campanha Novembro Azul. O objetivo é destacar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A resistência do público masculino em relação às consultas regulares com médicos ainda é o maior vilão no combate à doença. Ao contrário das mulheres, que estão habituadas a realizar exames de rotina preventivamente, a maioria dos homens só procura orientação médica quando não se sente bem.

E é aí que está o risco: o câncer de próstata é uma doença que costuma se desenvolver lentamente, não manifestando sintomas em suas fases iniciais. O acompanhamento urológico possibilita a detecção da presença de tumores prostáticos logo no início, facilitando o tratamento e aumentando as chances de cura em até 90%.

Próstata

Glândula presente apenas nos homens, a próstata fica localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides, não sendo responsável pela ereção nem pelo orgasmo.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Ela ocorre quando as células prostáticas se multiplicam de forma descontrolada, formando tumores.

A doença está associada ao envelhecimento: em média, 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo menos comum a ocorrência antes dos 40 anos. Por isso, os exames preventivos devem ser realizados uma vez por ano, após os 50 anos, ou conforme orientação médica, e a partir dos 45 anos quando houver fatores de risco, como ser da raça negra ou possuir parentes de primeiro grau com câncer de próstata.

Fatores de risco

Idade – O câncer de próstata é menos comum em homens com menos de 40 anos, mas a chance de ter a doença aumenta após os 50. Aproximadamente, 60% dos cânceres de próstata são diagnosticados em homens com mais de 65 anos.

Raça – Pessoas de raça negra têm o dobro da probabilidade de morrer de câncer de próstata do que os homens brancos. Os motivos dessas diferenças raciais não estão claros.

Histórico familiar – Ter um parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata mais do que duplica o risco de um homem desenvolver a doença.

Alterações genéticas – Os homens com síndrome de Lynch, uma condição causada por alterações genéticas hereditárias, têm risco aumentado para uma série de cânceres, incluindo o de próstata.

Prevenção

Recomenda-se manter hábitos de vida saudáveis, como praticar atividades físicas, ter uma alimentação equilibrada e rica em verduras e legumes, manter o peso adequado à sua altura e não fumar.

Diagnóstico e tratamento

A doença só pode ser confirmada após biópsia, que é indicada ao se encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal.

Aqui na Uromaster, realizamos as biópsias prostáticas sob sedação com participação do médico anestesiologista, o que garante um exame sem dor, com mais conforto e com a possibilidade de ser colhido maior número de fragmentos, quando necessário. Esses fragmentos prostáticos são encaminhados para um laboratório para serem analisados pelo médico patologista.

Uma vez confirmado o diagnóstico de câncer na próstata pelo patologista, o médico tem condições de caracterizar o potencial de agressividade do tumor e indicar o melhor tratamento com base em vários fatores, incluindo a idade do paciente e seu estado de saúde geral. Assim, os pacientes podem entender a complexidade da doença e tomar decisões em relação a seu tratamento, em conjunto com seu médico.

Os Urologistas da Uromaster estão prontos para atendê-lo da melhor maneira.

Venha nos visitar! Estamos te esperando neste Novembro Azul!