menu

Fique por dentro

Apesar dos avanços terapêuticos, um a cada 42 homens morre em decorrência do câncer de próstata, sendo essa a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. Aproximadamente 3 milhões convivem com a doença, e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima novos 68.220 casos entre 2019 e 2020.

Os cuidados com a saúde do homem devam ser constantes, no entanto, elegeu-se o mês de novembro para reforçar essa conscientização, com a campanha Novembro Azul. O objetivo é […]

Veja mais

A infecção urinária, também conhecida como Infecção do Trato Urinário (ITU), é uma das doenças mais frequentes em pessoas de todas as faixas etárias. Ocorre geralmente quando micro-organismos entram pelo trato urinário e começam a se multiplicar. Geralmente, a agente causadora mais comum é a bactéria Escherichia coli, presente naturalmente no intestino e importante para a digestão, mas patogênica para o aparelho urinário.

Embora o sistema urinário tenha sido projetado para bloquear esses invasores microscópicos, as defesas às vezes falham. Quando isso […]

Veja mais

Novembro é o mês de conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de próstata, tipo de tumor maligno mais comum entre o público masculino (depois do câncer de pele não melanoma). Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), há estimativa de 68.220 novos casos registrados em todo país, em 2018. Isso corresponde a um risco estimado de 66,12 ocorrências a cada 100 mil homens.

As chances de desenvolver a doença aumentam gradativamente após os 50 anos, sendo 65 anos […]

Veja mais

No dia 12 de setembro, celebra-se o Dia do Urologista. A especialidade é mais comumente associada à saúde do homem, porém é importante ressaltar sua pertinência para o acompanhamento de mulheres .

A Urologia abrange os cuidados com o aparelho reprodutor masculino, analisando o funcionamento, os possíveis problemas e a interação entre seus diferentes órgãos, como a bexiga, o pênis e os rins. É o urologista quem diagnostica e trata problemas relacionados ao aparelho reprodutor masculino, tais como disfunção erétil e […]

Veja mais

O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte pela doença, entre os homens, no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, do tipo não-melanoma. A enfermidade mata um homem a cada 38 minutos, totalizando mais de 13 mil mortes por ano. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Apesar dos números preocupantes, o Conselho Federal de Medicina esclarece que diagnosticar a doença em fase inicial aumenta em até 90% as chances de cura.

O mês de […]

Veja mais