menu

Fique por dentro

4 de agosto de 2016 11:04

Em dia com a saúde

Seja nas felicitações de aniversário ou de fim de ano, os votos de “saúde” estão sempre em voga. Isso porque manter corpo e mente saudáveis é essencial para a qualidade de vida. E o que é direito de todos – ter acesso a serviços gratuitos de saúde –, é dever do Estado, que é responsável por desenvolver políticas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos.

Um dos grandes responsáveis pela valorização da saúde pública no país foi Oswaldo Cruz (1872-1917) e é em sua homenagem que se comemora em 5 de agosto, data de nascimento do sanitarista, o Dia Nacional da Saúde. A comemoração busca estimular o debate sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis, tais como a prática de exercícios físicos, a ingestão de alimentos nutritivos e a realização periódica do chamado check-up – bateria de exames médicos que avalia o estado de saúde. A celebração também serve para fomentar iniciativas que têm por objetivo proporcionar um ambiente mais adequado à vida humana, com ações voltadas ao saneamento básico, coleta de lixo e manutenção de áreas verdes.

Direito de todos

oswaldo_cruz

Em 1903, Oswaldo Cruz foi nomeado Diretor-Geral de Saúde Pública, cargo equivalente a Ministro da Saúde. Sua gestão foi marcada pelo combate a epidemias, tais como a febre amarela, a peste bubônica e a varíola. Além das dificuldades relacionadas ao saneamento básico precário, o médico enfrentou também a resistência da população, que se manifestou contrariamente à obrigatoriedade da vacina antivaríola (Revolta da Vacina, em 1904). O esforço de Oswaldo Cruz para ampliar o acesso a serviços de qualidade teve o seu merecido reconhecimento e, atualmente, sua trajetória se confunde com a própria história da saúde pública brasileira.

Referências:
http://www.calendariobr.com.br/
http://conselho.saude.gov.br/
http://www.ebc.com.br/
http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude