menu

Fique por dentro

6 de setembro de 2016 11:33

Doação de órgãos: um ato de solidariedade

Doação de órgãos3

O transplante é, para muitos, a única alternativa para continuar vivo. Só em Minas Gerais, segundo o MG Transplantes, até julho deste ano, 3089 pessoas aguardavam a doação de um órgão. A angústia da espera é intensificada diante do número de doadores, que ainda é pequeno. No primeiro semestre de 2016, a doação de órgãos foi negada em mais da metade dos casos: 51% de 138 famílias não autorizaram o procedimento. E no mês em que se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos – 22 de setembro – a Uromaster se mobiliza para conscientizar a população sobre a importância deste ato de solidariedade, que pode salvar vidas.

Para ser doador, não é preciso deixar nada por escrito. Basta comunicar à família. Por isso, é importante conversar com os familiares sobre o desejo de doar, visto que são eles os responsáveis por autorizar o procedimento. Todo paciente que apresenta morte encefálica é considerado potencial doador e, no Brasil, esse diagnóstico é definido pela Resolução CFM Nº 1480/97. Córneas, coração, pulmões, rins, fígado, pâncreas e ossos podem ser doados, desde que seja respeitado o tempo para retirada e preservação. Testes laboratoriais confirmam a compatibilidade entre doador e receptor. A triagem é feita com base em critérios como tempo de espera e urgência do procedimento. Nem o doador, nem a família podem escolher o receptor, que é indicado pela Central de Transplantes.

Também é possível doar órgãos ainda em vida, como o rim e parte do fígado, pâncreas ou pulmão, ou ainda um tecido como a medula óssea, geralmente, em benefício de um familiar ou amigo, desde que a compatibilidade seja observada. Informações complementares sobre doação de órgãos podem ser obtidas no site da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, gestora do MG Transplantes.

Campanhas
No dia 24 de setembro, das 9 às 12 horas, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) vai realizar a sexta edição do projeto “Caminhantes – Caminhada pelos Transplantes”, na Praça da Assembleia. O evento reunirá pacientes transplantados e em fila de espera, familiares, funcionários e equipes médica e multiprofissional do hospital. A programação inclui prestação de vários serviços à comunidade, com o objetivo de alavancar o número de doadores. A instituição também lançou uma campanha no Facebook para incentivar o debate sobre o assunto. A ação consiste em mobilizar as pessoas a trocarem a sua foto de perfil na rede social por uma com o selo “#soudoadordeorgaos”.

Referências:
http://www.ebserh.gov.br/web/hc-ufmg
http://www.fhemig.mg.gov.br/mg-transplantes
http://www.saude.mg.gov.br/
http://www.brasil.gov.br/saude/
http://www.abto.org.br/